Dicas

5 exemplos de marketing de conteúdo de sucesso para se inspirar

5-exemplos-de-marketing-de-conteudo-de-sucesso-para-se-inspirar.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

O marketing de conteúdo apresenta-se como um excelente instrumento não apenas no processo de atração de potenciais consumidores, mas também na fidelização daqueles que já se tornaram clientes. Entretanto, a característica marcante desse modelo está na sua flexibilidade de adaptação aos mais variados objetivos, independentemente do tamanho ou orçamento do empreendimento.

Para deixá-lo ainda mais inspirado, trouxemos 5 exemplos de marketing de conteúdo muito bem executados e que podem ser a chave do sucesso para seu negócio.

1. Red Bull

Consolidada no mercado de energéticos há muitos anos, a Red Bull é uma bela amostra de como a ferramenta do marketing digital constitui uma poderosa estratégia para o engajamento de clientes.

Mesmo com uma trajetória bem-sucedida, a marca percebeu que era possível gerar valor ao seu público, sem necessariamente falar de forma massante sobre o produto que comercializa. Então foram buscar os temas que mais despertavam interesse nos consumidores da empresa:

  • esportes radicais;

  • música;

  • artes;

  • aventuras.

A partir daí, o investimento na produção de conteúdo de excelência acerca de tais temas garantiu um grande fluxo de acessos no site da empresa, resultado que certamente não seria alcançado se o alvo fosse exclusivamente os energéticos.

2. Coca-Cola

Apesar da sua grandeza no mercado, a aposta em campanhas publicitárias extremamente criativas e as famosas promoções que estimulam a interação da marca com o público, a Coca-cola também tem a consciência da importância do marketing de conteúdo.

E a prova disso está na sua aposta em unir materiais produzidos pelos fãs da marca com aqueles gerados pelos influenciadores digitais.

A marca promoveu, por exemplo, uma competição que reunia alguns youtubers de gastronomia, desafiando-os a mostrar a receita de hambúrguer que melhor acompanharia sua famosa bebida.

Conclui-se, portanto, que sempre é possível aliar a criatividade com uma abordagem personalizada.

3. Groove

A Groove é a organização responsável pelo desenvolvimento de softwares, oferecendo soluções de suporte online para empresas de pequeno e médio porte. Ela se valeu das propostas do marketing de conteúdo para adentrar em um segmento de mercado já dominado por empreendimentos maiores e com oferta de funcionalidades mais complexas.

Nesse sentido, o caminho escolhido foi investir na transparência — compartilhar os aspectos positivos e as ações que precisavam ser melhoradas. Todos os frutos do seu serviço eram mensalmente atualizados, até atingirem a meta de 100 mil dólares de faturamento.

Assim, chegou-se ao entendimento de que investir na divulgação de conteúdos interessantes resulta no aumento de tráfego e, consequentemente, dos lucros.

4. Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um negócio de referência no mundo do varejo, porém ele também se destaca pelo fortalecimento da presença online da marca. Para tanto, uma combinação de plataformas digitais foram utilizadas no intuito de aproximar a sua audiência e proporcionar-lhes valores significativos:

  • blog;

  • redes sociais;

  • vídeos.

Mais do que curiosidades a respeito dos seus produtos, o Blog da Lu está recheado de notícias, tecnologia e guia de comportamento; tudo isso com uma linguagem leve e dinâmica para tornar a experiência do consumidor ainda mais agradável.

5. Nike

A Nike Brasil faz um trabalho de marketing de conteúdo bastante inovador se comparado às demais empresas. Isso porque suas ações de comunicação estão concentradas nas redes sociais, somadas ao fato de contar com a iniciativa dos próprios clientes para serem produzidas.

O foco de atuação da empresa é incentivar a criação de eventos esportivos por meio do sistema online “Vem Junto”. Nele, as pessoas têm a chance tanto de promover, como participar de um evento criado por outro usuário.

A lição aqui é que a cada compartilhamento mencionando a marca, mais indivíduos se sentem motivados a interagir com ela; além de contribuir com o bem-estar social, é claro.

Embora haja um roteiro a ser seguido desde a segmentação de público até a execução das campanhas de comunicação, com esses exemplos de marketing de conteúdo percebemos que a estratégia de cada empresa depende das peculiaridades colhidas sobre sua audiência. O importante é não ter medo de experimentar até que encontre os métodos mais eficientes.

O que achou desses cases de sucesso? Algum deles foi motivador para apostar no marketing de conteúdo do seu negócio? Compartilhe esta experiência em suas redes sociais.

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This