Gestão

7 estratégias para ser um empreendedor de sucesso

7-estrategias-para-ser-um-empreendedor-de-sucesso.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

(Empreendedor de Sucesso) – O competitivo mundo dos negócios exige habilidades peculiares a quem deseja estar à frente do comando de uma empresa. É preciso vencer desafios diários para executar os projetos da companhia, saber comandar toda uma equipe para extrair o máximo da sua capacidade de produção, dentre outras tarefas que fazem parte da atuação de um gestor.

Nesse contexto, a capacidade de liderança é um dos talentos que precisam ser aprimorados por qualquer empreendedor. Alguns indivíduos trazem consigo características de um líder, mas se engana quem pensa que o trabalho dele está resumido a dar ordens.

Na execução do seu projeto, o gestor deve ser hábil na função de inspirar pessoas, motivar sua equipe, estar atento ao potencial de cada um deles e reconhecer o valor do trabalho de todos quando as coisas dão certo; esse é a diferença entre um líder e um chefe.

Você que vai iniciar o próprio negócio, quer algumas dicas para alcançar uma posição de destaque? Acompanhe as sete estratégias que consideramos fundamentais para quem deseja ser um empreendedor de sucesso.

1. Tenha um mentor experiente

Nem sempre o conhecimento teórico é suficiente para se tornar um empreendedor bem-sucedido. Além do trabalho duro e dedicação, é essencial que ele seja lapidado por alguém que possui experiência profissional e está disposto a compartilhar o que sabe. 

A figura de um mentor está relacionada a um conselheiro, aquela pessoa que vai instigar o seu desenvolvimento, despertar a sua criatividade e principalmente transmitir segurança para enfrentar as decisões cotidianas de uma empresa.

2. Seja objetivo, justo e paute suas decisões nos fatos

O desenvolvimento de um bom trabalho está diretamente ligado à capacidade de comunicação entre o líder e os seus operários. E a melhor maneira de fazer as metas serem compreendidas, durante a execução do serviço, é transmitindo as informações de forma objetiva, sem rodeios.

Um dirigente justo é aquele que estabelece uma relação de respeito entre todos os colegas e está disposto a ouvir, sem fazer julgamentos de acordo com suas afinidades; não confunda amizade com trabalho.

Na qualidade de gestor, desconfie de informações trazidas até você apenas por meio verbal. Suas decisões devem ser tomadas com base em fatos comprovados e informações concretas.

3. Tenha perseverança

Desistir facilmente é uma característica que não combina com uma carreira de sucesso. Saiba que você terá de lidar com algumas frustrações e que errar faz parte do aprendizado; o importante é se recompor e usar o erro como uma forma de crescimento.

O empreendedor que se destaca no mercado não é aquele que desiste na primeira tentativa, mas sim aquele que persiste nas adversidades.

4. Estimule a participação da sua equipe

Estabelecer o diálogo com o seu grupo pode otimizar os resultados do empreendimento. O gestor tem uma rotina de trabalho muito intensa; às vezes, alguns detalhes importantes passam despercebidos, e somente quem está realizando aquela tarefa é capaz de identificá-los.

Uma mente aberta a ouvir fará com que as informações sejam transformadas em aprendizado. Por esse motivo, é fundamental que o líder promova conversas com os funcionários de todos os setores, desde a faxina até os cargos de maior responsabilidade.

Isso lhe ajudará a discernir as coisas que não funcionam como deveriam e no corte de despesas que não agregam valor à empresa. Você perceberá o potencial dos seus colaboradores e o que eles almejam profissionalmente — assim será possível manter as pessoas mais qualificadas em sua equipe.

5. Use a tecnologia a seu favor

Um líder de sucesso tem de estar sempre de olho no futuro, buscar ferramentas que descompliquem o seu trabalho e aumentem a produtividade.

A tendência do mercado é cada vez mais se beneficiar do uso de inovações tecnológicas para administrar melhor o seu tempo e dinheiro.

6. Um empreendedor de sucesso deve proteger a sua marca

O patrimônio de uma empresa não está limitado a bens materiais. A marca é um acervo intelectual que possui valores que não podem ser mensurados e representa sua identidade no mercado.

A propriedade da marca é regulamentada pela Lei 9.270/96, que estabelece provisões relativas aos direitos e deveres da propriedade industrial, bem como os procedimentos necessários para a obtenção do registro e proteção de marca.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) estabelece três critérios de classificação das marcas que permitem a qualquer indivíduo, que exerça uma atividade lícita, requerer o registro e proteção da sua marca:

  • quanto à origem: se é brasileira ou estrangeira;
  • quanto ao uso: se coletiva ou de certificação, prestação de serviços ou produtos;
  • quanto à apresentação: figurativas, nominativas, tridimensionais ou mistas.

Para realizar o registro, primeiramente deve-se verificar a disponibilidade da marca que você pretende patentear. Em seguida, é preciso apurar a existência de marcas iguais ou que represente algum obstáculo à sua certificação.

Determinada em que categoria a sua marca se enquadra, o próximo passo é realizar o requerimento formal, com o pagamento de uma taxa e o preenchimento de um formulário eletrônico.

Feita a solicitação do registro, a pessoa deverá acompanhar o andamento; se há alguma observação, entraves ou ainda oposição de terceiros. Caso não ocorra objeções, o certificado será emitido.

7. Conte com a ajuda de uma assessoria para registrar a sua marca

O registro de uma marca requer conhecimentos específicos tanto da burocracia que envolve o procedimento como das regras estabelecidas na legislação. Para evitar maiores transtornos, sugerimos a contratação de uma empresa especializada na hora de preservar o ativo intelectual da sua organização.

Ao escolher a ajuda de profissionais capacitados, você evita aborrecimentos, pois qualquer requisito que seja cumprido de forma errada pode causar o indeferimento do seu pedido. Evita também a solicitação de itens proibidos ou sem a mínima chance de serem concedidos.

Ninguém nasce pronto para conquistar todos os seus objetivos na vida. O reflexo da vitória consiste no seu esforço, e o segredo de um empreendedor de sucesso está na vontade de querer melhorar com suas experiências.

Ficou alguma dúvida sobre nosso post? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe as experiências que você tem na gestão de um empreendimento!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This