Gestão

8 passos para aumentar a produtividade da equipe

8-passos-para-aumentar-a-produtividade-da-equipe.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Em mercados cada vez mais competitivos, sabemos que empreender exige muito preparo e força de vontade. Fazer mais em menos tempo: esse é o desafio de qualquer empresário que deseja conquistar espaço, garantir a produtividade da equipe e a consolidação da sua marca.

Nesse sentido, é possível elevar a produtividade da equipe — desde que você tome alguns cuidados no momento de planejar a rotina dos seus colaboradores. Então, quer saber como aumentar a produtividade da sua equipe? Acompanhe estas 8 dicas que separamos para você!

1. Valorize as competências

Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) — essas três características é que tornam cada pessoa única. Por isso, conhecê-las em seus funcionários ajuda a distribuir as atividades de modo estratégico, atribuindo cada um deles às atividades que lhes são ideais e garantindo, assim, resultados mais eficientes.

2. Conheça bem a equipe

Por melhor que seja o currículo de um profissional selecionado para trabalhar no seu negócio, é no instante que ele precisa “fazer acontecer” que nos damos conta de quais são suas reais competências, ou seja, as habilidades e atitudes que o fazem realmente importante para o negócio.

Se você conhece bem a sua equipe, consegue, naturalmente sentir o nível de desenvolvimento de cada profissional na rotina, desenvolvendo os meios para que as pessoas evoluam até que se tornem muito capacitadas e competentes.

Uma pessoa que acaba de se formar, por exemplo, tem o conhecimento da sala de aula e pode até ter alguma habilidade, mas não possui expertise de mercado. No entanto, se tiver atitude, com certeza ela se desenvolverá.

Agora, se não houver motivação para se lançar em busca do que precisa por si mesmo, ela ficará inerte, podendo ser um problema para a produtividade da equipe.

3. Defina uma metodologia de trabalho

Planejar uma metodologia de trabalho auxilia você a criar uma boa estratégia entre os membros da equipe, colocando todos em busca dos mesmos objetivos e metas. Afinal, padronizar processos, documentos e rotinas de comunicação oferece mais agilidade à execução das atividades, o que garante mais eficiência e rapidez nos processos.

No caso de confecção de roupas, por exemplo o fordismo — em que cada pessoa tem uma função na linha de produção — funciona bastante, e ainda ajuda a melhorar a qualidade nos processos.

De toda forma, adotar uma metodologia de trabalho própria para sua empresa pode ser uma boa solução para fazer seu time de trabalho executar com foco em melhores práticas. Então, pergunte e incentive os seus colaboradores a darem ideias para melhorar os processos.

4. Faça a medição da produtividade sempre

Para saber como está a produtividade da equipe, é preciso ter método e estratégias. Até porque não dá para, simplesmente, sair perguntando por aí se está tudo dentro do esperado, não é?

É necessário mensurar indicadores de produtividade com periodicidade para saber se a equipe está realmente atendendo às expectativas, ou se é preciso trabalhar o comprometimento para que o projeto não seja comprometido. Como trabalhar isso?

O primeiro passo é separar os objetivos da equipe em metas e indicadores de produtividade. Quando cada funcionário sabe exatamente o que é esperado dele, acaba desenvolvendo um maior senso de compromisso com suas atividades, pois sabe exatamente as consequências de qualquer descuido.

Dessa forma, os indicadores de produtividade devem oferecer uma visão global não apenas sobre o desempenho de cada funcionário, mas também da equipe como um todo. Somente assim você terá condições de avaliar como anda a execução dos serviços na sua empresa.

5. Dialogue com as pessoas

Saber ouvir, ter empatia e conquistar a confiança do funcionário é um dos grandes desafios do empreendedor, pois envolve fatores subjetivos, como saber lidar com motivações pessoais, dificuldades, cultura, conflitos e personalidades diversas. Ainda assim, esse gerenciamento é de grande importância para garantir a produtividade do time.

Lembre-se de que, quando não há harmonia entre os funcionários, fica difícil cobrar resultados no sentido de fazer com que as pessoas executem em conjunto e se amparem. Nesse sentido, manter um diálogo constante é fundamental.

E essa dica vale não só para as reuniões de produção, mas também para momentos distintos, a fim de dar retorno sobre o trabalho de cada pessoas.

Se os funcionários percebem que têm abertura para conversar, para levar suas questões e dificuldades, eles se sentem mais confiantes em desempenhar um bom serviço. E ainda ficam mais responsáveis com suas atividades, aumentando a produtividade sem que seja preciso cobrar-lhes constantemente os resultados.

Tenha em mente que dialogar ainda é a melhor forma de obter a confiança das pessoas, de engajá-las a darem o melhor para a empresa e estimulá-las a aprimorar suas competências continuamente, contribuindo para trabalhos cada vez mais eficientes.

6. Elimine tarefas desnecessárias

Também é essencial elimine etapas desnecessárias no cotidiano da equipe. Isso ajuda a tornar os processos mais rápidos e mais ágeis, principalmente nos trâmites burocráticos. Para isso, pergunte a si mesmo: “será que todos os protocolos, relatórios de atualização de status, mensagens e reuniões são realmente necessários?”

Se uma atividade a ser feita não contribui diretamente para o objetivo do negócio, veja se ela pode ser simplificada ou, até, eliminada. E peça para a equipe dar sugestões sobre maneiras de agilizar os processos.

7. Premie sua equipe

Ter uma política de bônus ou comissões por produtividade também ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe. Mas, para isso, as metas devem ser justas para, de fato, serem válidas. Então, estabeleça parâmetros bem claros, para conceder benefícios a todos.

E lembre-se: prometa apenas o que possa cumprir! Na maioria das vezes, não é o valor do prêmio que motiva, mas sim o seu significado. Um happy hour após uma meta cumprida, por exemplo, não onera o orçamento da empresa, mas pode promover o engajamento dos colaboradores e ainda servir de motivação para o time.

8. Cuide do clima organizacional

Cuidar da saúde do ambiente é muito importante para manter a produtividade em alta. Nesse sentido, fique atento para identificar conflitos entre funcionários, que podem estar comprometendo o resultado da empresa.

Procure ainda promover momentos de descontração para aproximar as pessoas. Por fim, ouça, argumente, aprenda e ensine. Afinal, quanto melhor for o ambiente de trabalho, melhor será a produtividade da equipe!

E aí, gostou desses 8 passos para aumentar a produtividade da equipe? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

 

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This