Dicas

Aprenda como registrar a marca de sua banda e valorize seu sucesso

aprenda-como-registrar-a-marca-de-sua-banda-e-valorize-seu-sucesso.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Você é músico e montou uma banda, os convites para apresentações começaram a chegar e com isso está vislumbrando a possibilidade de tornar o sonho de seguir uma carreira musical em realidade?

Saiba que o caminho do sucesso, além de talento e vontade, depende de alguns cuidados iniciais para evitar dores de cabeça no futuro, e a primeira delas é a proteção do nome.

Siga conosco e acompanhe as dicas para saber como registrar a marca de sua banda.

Qual é a importância do nome da banda?

Os trâmites burocráticos e jurídicos geralmente assustam aqueles que enveredam pelo mundo artístico, e o descuido inicial pode se tornar uma frustração.

Receber a notícia, após anos de estrada, que sua banda deverá trocar de nome pois alguém o registrou antecipadamente seria frustrante.

Exemplos não faltam: o grupo “Gera Samba” foi obrigado a trocar de nome para “’É o Tchan”, além de pagar uma indenização aos integrantes originais da antiga banda. Também repercutiu recentemente na mídia o caso da Banda Calypso.

Quem não se lembra da banda de rock Legião Urbana? Os familiares do vocalista Renato Russo registraram o nome da banda, e os músicos remanescentes só conseguiram recuperar o direito de uso do nome após mais de uma década, mediante uma liminar judicial.

Pense em proteção e exclusividade. Registrar o nome de uma banda é como registrar uma marca!

Quais são as etapas do processo de registro de uma banda?

Recentemente foi criada a opção de registro por meio eletrônico, o que facilita o procedimento.

  • a primeira etapa é procurar nos arquivos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se existem registros do nome escolhido em sua base de dados;

  • em caso negativo, o solicitante será cadastrado no sistema do INPI, e uma guia será gerada e deverá ser paga;

  • preencher cuidadosamente o formulário eletrônico que caracteriza o pedido de registro;

  • proceder à juntada de documentos;

  • acompanhar atentamente o andamento do processo de registro da banda.

Ao contratar uma empresa especializada em assessoria no processo de registro de marca, a segurança será maior, pois os especialistas possuem mecanismos de busca mais abrangentes. Além de evitar o arquivamento do processo por desconhecimento de detalhes técnicos.

Saiba mais sobre as fases do processo para registro de marca clicando aqui.

Quais são os trabalhos protegidos pelo direito autoral?

Letras de música, cifras, textos diversos, publicações, discursos, roteiros e demais obras, desde que sejam consideradas criações intelectuais originais são protegidas por direito autoral.

Ao decidir seguir carreira, além de descobrir como registrar o nome de sua banda, é fundamental proteger as suas criações artísticas.

Músicas, mesmo as que não contenham letra, são protegidas por direito autoral e devem ser registradas adequadamente.

Quais os riscos da falta de registro da banda?

É comum que durante a trajetória de uma banda ocorram algumas trocas de integrantes. Muitas vezes o direito pelo uso do nome da banda acaba se transformando em acirradas disputas judiciais, inclusive envolvendo herdeiros.

Além da garantia de exclusividade, o registro evita o uso indevido do nome por outros grupos e a marca da banda para a venda de produtos relacionados, por exemplo.

Agora que você já sabe como registrar o nome de sua banda, não perca tempo e procure uma assessoria especializada.

Achou essas dicas úteis? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This