Marca

Como calcular o valor da sua marca?

como-calcular-o-valor-da-sua-marca.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

A marca é o nome, termo, símbolo, ou a sua combinação, usados para identificar um produto,serviço ou negócio. Trata-se da identidade de uma empresa. Todo negócio possui uma ou mais marcas atreladas à sua atividade, por isso é essencial conhecer o assunto e saber como lidar com ele. Neste post, vamos explicar como calcular o valor da marca, e outros desdobramentos do assunto.

Vale destacar que o registro da marca é uma estratégia imprescindível na gestão de um negócio, já que o mercado altamente competitivo e a facilidade de acesso à informação oportunizada pela internet, tornaram a questão da marca ainda mais importante para o sucesso e crescimento de uma empresa.

Confira a seguir as principais informações e dicas sobre o valor de uma marca e como você pode calcular a extensão da sua!

O que define o valor de uma marca?

O valor de uma marca é definido por dois fatores principais: a sua utilidade e a sua dimensão frente ao mercado. 

Esses dois fatores podem ser avaliados através da análise do poder que a marca possui em relação aos consumidores. Por exemplo: seus consumidores se identificam facilmente com a marca? Compram o seu produto em razão da marca? A concorrência se baseia nas suas estratégias para melhorar seus resultados?

Se você respondeu que sim para uma ou mais dessas perguntas, provavelmente a sua marca possui um valor expressivo no mercado.

Se você responde que não, fique tranquilo, separamos algumas dicas interessantes para o empresário que deseja gerar valor para a sua marca:

  • invista em estratégias de marketing;
  • invista na qualidade do produto;
  • invista na satisfação do cliente;
  • aposte em estratégias de atendimento pré e pós-venda;
  • conheça o seu mercado;
  • descubra os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Por que é importante estimar o valor da marca?

O empresário precisa conhecer o seu negócio, saber quais são os pontos fortes e fracos e compreender de que forma ele pode investir em estratégias que visem não só o seu crescimento, mas também a sua proteção.

A avaliação e estimativa do valor da marca auxilia na tomada de decisões estratégicas e na forma como o gestor vai se posicionar no mercado. É primordial entender como o consumidor e concorrência enxergam a sua marca, só assim você vai poder decidir como investir para melhorar ou proteger a sua identidade.

Como calcular o valor da marca?

Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas na realização do cálculo de valor de uma marca. Normalmente, a metodologia aplicada depende das especificidades de cada empresa, por isso não há uma regra exata a respeito desta análise.

Entre as metodologias, destacam-se aquelas que utilizam o fluxo de caixa como parâmetro da avaliação.

Por meio da avaliação caixa, sua movimentação e resultados, é possível encontrar um valor relativo à marca.

Entretanto, como não existe uma metodologia correta, mas diversas alternativas que são escolhidas de acordo com a finalidade da avaliação, cada modelo tem uma regra específica e resultados diferenciados.

Se você quer proteger e agregar valor à sua marca, busque a assessoria de uma empresa qualificada neste segmento.

A importância de uma assessoria especializada 

É importante que as empresas tenham em mente que a assessoria de um profissional especializado na área de marcas é essencial para garantir a proteção adequada da marca.

Empresas especializadas possuem toda expertise para lidar com o assunto além de conhecer o mercado, oferecer soluções mais rápidas e eficientes e possuir todo o preparo para garantir o cumprimento dos prazos e obrigações definidos em lei.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como calcular o valor da marca, deixe um comentário neste post e compartilhe conosco a sua opinião, experiência ou dúvida a respeito do tema.

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This