Dicas

Como criar uma startup de sucesso?

como-criar-uma-startup-de-sucesso.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Você sonha em empreender mas sente que seu projeto não se parece exatamente com uma empresa, no sentido convencional? Você quer oferecer um produto ou serviço inovador, mas tem medo de não estar pronto para colocá-lo no mercado? Então, é hora de você entender como criar uma startup.

Uma startup nasce justamente em circunstâncias de incerteza. Não se aflija!

Neste artigo, você vai entender exatamente como funciona uma startup e o que é preciso para criar uma startup de sucesso. Confira!

O conceito de Startup 

É um empreendimento voltado para um modelo de negócios inovador, disruptivo, que esteja em busca da validação de uma ideia que possa ser escalável (repetível), geralmente começando a operar com custos baixos e estrutura bastante enxuta.

A incerteza é a maior característica do contexto de uma startup.

Uma empresa convencional já nasce com propósito definido, sabendo qual será a fonte de receitas, quais serão as despesas e seu modo de prestação dos serviços.

Já a startup nasce em condições de teste, constantemente monitorando resultados e feedbacks para testar a sustentabilidade do negócio. Conforme as ideias vão sendo validadas, ela começa a escalar, ou seja, crescer e repetir as operações que deram certo.

Startups de sucesso

  • Google;
  • Facebook;
  • Airbnb;
  • Uber;
  • Spotify.

Hoje, todas as empresas acima têm usuários no mundo inteiro. Porém, essas começaram em condições de incerteza. O Facebook, por exemplo, começou com testes feitos em uma universidade.

Startup e a manutenção da inovação 

Você pode até achar que todas as empresas que citamos estão consolidadas e estabilizadas. Porém, elas seguem se reinventando e testando modelos o tempo inteiro.

O Google hoje não é só mais um mecanismo de busca on-line, ele agrega outros serviços de mapas, cálculos, plataforma de música e livros (Google Play e Google Books) etc.

Facebook e Spotify seguem testando novas funcionalidades que, a cada dia, destrincham suas atividades principais (rede social e serviço de streaming, respectivamente) em novas áreas, como as plataformas para produção de conteúdo, por exemplo.

Como criar uma startup de sucesso

  • Não tenha medo. A essa altura, você já entendeu que o risco é inerente a toda startup. É natural falhar, ter problemas, mas se você acredita na sua ideia, não tenha medo. 
  • Tenha paciência. O processo de validação de uma ideia pode levar anos. Seja persistente. Não se empolgue demais com o primeiro sinal de sucesso, nem desanime com o primeiro sinal de fracasso. 
  • Relacione-se. O networking é essencial para os idealizadores de uma startup. Assim, eles podem conhecer pessoas que pensam parecido, ouvir opiniões e fazer parcerias. Startups são feitas de ideias e de pessoas, e elas precisam umas das outras para funcionarem. 
  • Colha feedback. O feedback de clientes e usuários é fundamental para saber em que você está errando e o que pode melhorar. Caso contrário, sua startup corre o risco de construir um produto perfeito, mas que ninguém quer. 
  • Escolha algo que você ame. Não se angustie tentando ter uma ideia genial aleatoriamente; tente inovar em um assunto que você conheça e com o qual tenha afinidade. A jornada de uma startup exige um nível de dedicação e força de vontade que pode causar desânimo ou estresse em quem não estiver absolutamente apaixonado pelo processo.
  • Esteja atento e responda às mudanças. O cerne de uma startup está em testar se o produto ou serviço produz os resultados esperados e tem potencial para crescer. Entretanto, o mercado muda constantemente; logo, uma startup precisa ter o compromisso constante de observar, planejar-se, criar uma forma de responder a essas mudanças, depois testá-la e aperfeiçoá-la. 
  • Proteja-se. Não é porque sua startup está em fase de testes, que você deve esquecer as formalidades. Evite problemas! Ajuste a estrutura formal da sua startup, informe-se sobre a legislação pertinente e registre a sua marca enquanto ela ainda está em fase inicial. Assim, você terá mais segurança para crescer com rapidez quando for preciso ajustar suas estratégias conforme as mudanças do mercado. 

Praticidade, criatividade e ousadia para implantar ideias inovadoras. Se você se identifica com esses valores, agora já sabe como criar uma startup! Sua busca por aperfeiçoamento deve ser constante a partir de agora, então que tal conhecer mais 7 estratégias para ser um empreendedor de sucesso? Confira! 

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This