Marca

Entenda a importância da identidade visual para o seu negócio

entenda-a-importancia-da-identidade-visual-para-o-seu-negocio.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Um dos grandes desafios das empresas, independente do segmento de mercado em que atuam, é conquistar espaço e conseguir se diferenciar da concorrência.

Diante desse contexto, é fundamental entender qual é a importância da identidade visual para o seu negócio.

Mais que uma mera representação do negócio, a criação do conceito envolve uma série de escolhas que precisam considerar os valores, o posicionamento, a missão e até as ambições de uma organização.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema:   

Afinal, o que é identidade visual?

A identidade visual pode ser entendida como um conjunto de elementos que representam uma empresa. É essencial considerar uma série de fatores para que a sua criação seja adequada e condizente com a marca que ela representa.

Assim, não será apenas um símbolo perceptivo, mas também agregará valores, inclusive os subjetivos.

Entre os pontos mais importantes que devem ser considerados, estão o nicho de atuação da marca, objetivos, missão, visão, diferenciais, entre outros.

Além disso, é preciso combinar cores, fontes, traços e texturas de forma harmônica e complementar.

Como criar uma identidade visual apropriada para o meu negócio?

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar a identidade visual da sua empresa é conhecer o seu público-alvo. Isso não significa que você precise focar exclusivamente em uma determinada amostra de pessoas, mas sim que as suas escolhas serão voltadas para aquele segmento de clientes.

É de acordo com esses consumidores e seus anseios, expectativas, demandas e necessidades que você investirá em elementos que agreguem valor ao seu empreendimento e remetam à imagem que você deseja passar. Invista em pesquisas ou formulários direcionados e observe dados como idade, gênero, localização, estado civil, profissões e outros detalhes.

Escute os seus funcionários

Outra forma de criar uma boa identidade visual para o seu negócio é ouvindo o que os seus funcionários têm a dizer. Fazendo isso, você colherá informações surpreendentes dos colaboradores que vivem a rotina de trabalho e conhecem a fundo as características mais importantes da empresa.

É interessante também incentivar o debate acerca dos diferenciais, principais concorrentes e sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Analise se existe uma ou mais cores que representam a organização ou que devem ser evitadas por algum motivo. Com as respostas em mente, fica mais fácil seguir para o passo seguinte.  

Defina fontes adequadas

O passo final para criar uma identidade visual para o seu negócio é definir as fontes, ou tipos de letras e números, que serão utilizadas.

Depois de cruzar as informações obtidas sobre o seu público-alvo e debater as ideias com os seus funcionários, você já pode começar a executar o que foi esboçado até o momento.  

Se a sua empresa for mais tradicional, você pode se utilizar, por exemplo, as fontes serifadas, que passam um conceito de sofisticação por conta dos traços e extensões ao final das letras.

Já as escolhas mais enxutas e minimalistas passam a impressão de modernidade e leveza, combinando melhor com empreendimentos modernos e ousados.  

Entendeu a importância da identidade visual para o seu negócio? O conteúdo foi útil? Deixe o seu comentário.

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This