Marca

Entenda por que uma assessoria de registro de marca é importante

Entenda por que uma assessoria de registro de marca é importante
Escrito por SM8 Marcas

(Assessoria de registro de marca) – Quando falamos em marca, pensamos em uma identidade baseada em um símbolo, sinal, insígnia, ou seja, algo que torna único o reconhecimento de determinado produto ou serviço. A marca é exatamente isso: um sinal distintivo cuja finalidade é realmente identificar o que a empresa oferece. Por isso, o registro de marca é importante para determinar a identidade da empresa.

Não são apenas os bens materiais que fazem parte da empresa, a marca também tem um valor patrimonial intangível que a cada dia cresce e se valoriza. A marca, independente do porte ou ramo da atividade desempenhada, representa o valor econômico da empresa, constituindo um dos seus maiores patrimônios.

Contratar uma assessoria especializada para cuidar do registro de marca da sua empresa é muito importante, pois facilitará o demorado processo de registro, que pode levar até três anos, e aumentará suas chances de sucesso na obtenção dele.

Acompanhe este post para saber mais sobre a importância do registro de marca e por que contar com o apoio de uma assessoria é fundamental para o sucesso da empresa.

Por que fazer o registro de marca da sua empresa?

O registro de uma marca no Brasil não é um processo fácil e muito menos rápido. Contudo, não se deve deixar essa etapa do negócio de lado.

Ao criar um determinado produto ou serviço, o seu negócio poderá dar certo e ter muito sucesso de público e vendas. Com isso, irá chamar a atenção de outros empresários do setor ou mesmo de pessoas que não fazem parte do seu segmento. Esse é um dos motivos pelos quais é importante fazer o registro de marca: para evitar qualquer possibilidade de apropriação ou uso indevido de sua marca.

Um dos seus competidores pode querer se apossar de sua marca, de forma legal ou ilegal, com o objetivo de barrar o seu crescimento. Caso você já tenha o registro de sua marca, isso seria uma preocupação a menos.

Existem também aqueles oportunistas que podem requerer o registro da sua marca para depois vendê-la de volta a você por um preço bem mais alto do que custaria a legalização. Daí a importância do registro de marca tão logo inicie a atividade de sua empresa.  

O processo de registro de marca no Brasil

O processo de registro de marca é feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As etapas do registro estão explicadas a seguir.

Pesquisa de marcas

Não é uma etapa obrigatória, mas pode gerar uma bela economia. No site do INPI, você pode pesquisar se existem outras marcas iguais ou semelhantes à que você quer registrar. Assim, evita-se a possibilidade de ter o seu registro negado caso já exista outra marca similar à sua nos bancos de dados do instituto.

Cadastro no INPI

Nessa etapa, você deve fazer um cadastro no sistema eletrônico do INPI e gerar uma Guia de Recolhimento da União para o pagamento da taxa referente ao pedido de registro. Microempresas, pessoas físicas, cooperativas e instituições de ensino têm desconto no registro de marcas.

Entrada do pedido

Após o pagamento da Guia, você poderá entrar com o pedido de registro de sua marca. Nessa etapa, deve reunir os documentos que identifiquem a sua marca e sua empresa ou seus documentos pessoais, em caso de pessoa física. 

Deferimento do pedido

O seu pedido poderá ser contestado dentro de 60 dias após a publicação na Revista de Propriedade Industrial do INPI. Isso possibilita que terceiros, que possam ter marcas registradas, contestem o seu pedido de registro caso considerem que a sua marca se confunde com a delas.

Se tudo correr conforme o esperado, ao final do processo, deverá ser realizado o pagamento de uma nova taxa correspondente à proteção da marca por um período de 10 anos.

Importância da assessoria de registro de marca

A contratação de uma empresa especializada para cuidar do registro de marca é essencial. Você pode tentar fazer todo o processo por conta própria, porém, o registro exige muitos conhecimentos específicos, como formulários e códigos que devem ser preenchidos e regras da legislação brasileira, entre outras complicações.

Quando você escolhe a assessoria, além de evitar o preenchimento errado de qualquer formulário, o que pode motivar o indeferimento do seu pedido, você garante o acompanhamento dos acontecimentos pertinentes ao processo do seu pedido, pois semanalmente o INPI publica pedidos e decisões em sua Revista. A falta de acompanhamento de um processo de registro é uma das principais causas da perda de registros de marca. 

Registrar por conta própria apenas para economizar dinheiro é um equívoco que várias empresas cometem e que pode acabar comprometendo o andamento do seu negócio.

Custos do registro de marca no Brasil

O processo envolve taxas de registro que devem ser pagas. Ao contratar um escritório para executar o serviço, você também terá o custo dos honorários pertinentes ao serviço prestado, mas evitará possíveis dores de cabeça pela praticidade do acompanhamento especializado do seu registro.

Os valores das taxas iniciais para registro de uma marca variam entre R$ 142 e R$ 355. Em relação aos honorários, o valor dependerá da empresa contratada. Portanto, recomenda-se a consulta a um profissional especializado.

Nossa sociedade reconhece a cada dia a necessidade de proteger criações, inventos e marcas. Essa conscientização vem tomando corpo nas empresas e também junto aos profissionais liberais.

Contudo, ainda é preciso socializar e democratizar o registro de marcas no Brasil. Ter uma marca registrada é uma das medidas fundamentais para o sucesso da sua empresa. E não se esqueça de que a marca é também é um forte elemento publicitário para captar novos clientes.

A SM8 Marcas é uma empresa que presta assessoria no processo de registro de marcas , realizando o preparo da documentação necessária e o acompanhamento do processo até o registro efetivo da marca. Valorizamos suas ideias e trabalhamos para proteger sua marca. Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!

Sobre o autor

SM8 Marcas

6 comentários

Deixar comentário.

Share This