Gestão

Facebook para negócios: 8 dicas para começar da forma certa

facebook-para-negocios-8-dicas-para-comecar-da-forma-certa.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Sua marca usa o Facebook para negócios? Se ainda não, saiba que você está perdendo uma oportunidade de marketing e vendas que tem força comprovada e só tende a crescer.

São 99 milhões de usuários da rede no Brasil. O custo de criar uma página é zero. Basta ligar os pontos para perceber como o Facebook para negócios pode ser bom para sua empresa.

Poucas ferramentas são capazes de atingir tantas pessoas por tão baixo custo. Então, não perca tempo: leia nosso post e veja 8 dicas para começar da forma certa!

O que é Facebook para negócios

Usar o Facebook para negócios nada mais é que criar uma página (fan page) da sua empresa. Assim, as pessoas poderão:

  • encontrar informações sobre o empreendimento;
  • conferir fotos, vídeos e outros conteúdos;
  • ser direcionadas para uma página de vendas.

Mas não se trata de uma ferramenta unilateral! As pessoas também podem:

  • interagir com as postagens;
  • fazer reviews (recomendar a empresa);
  • entrar em contato.

8 dicas para começar do jeito certo no Facebook

Agora, veja o que fazer para manter bem a página da sua empresa desde o início:

1. Estabeleça uma estratégia para a rede

Não trate a página como se ela fosse um site institucional. Os pontos positivos do Facebook são que o espaço pode ser alimentado a qualquer momento e as atualizações vão direto para a timeline dos seguidores. Tire proveito disso. Basta usar a criatividade e alinhar as publicações com o planejamento da empresa.

2. Produza conteúdo de qualidade

Entre as empresas brasileiras que adotam estratégias de conteúdo em redes sociais, 97,3% usa o Facebook.

Postando conteúdo relevante, pode-se conquistar os clientes por meio de assuntos que são do interesse deles. Também é uma excelente maneira de estabelecer-se como uma autoridade e uma referência no mercado.

3. Estimule a interação

No momento atual do marketing, os consumidores estão bastante empoderados e não toleram mais ser vistos como meros compradores. Então, não subestime a importância de interagir com os seguidores.

A interação pode se dar de modo público (comentários dos posts) ou privada (inbox). 

4. Cuide da identidade visual

A página deve estar sempre bonita, organizada e coesa, seguindo a identidade visual da sua marca.

As cores das fotos de perfil e de capa devem estar harmônicas, as imagens devem ser de boa qualidade e o conteúdo postado deve ser escaneável (ou seja, fácil e agradável de acompanhar).

5. Alimente sua página previamente

Antes de convidar seus amigos para curtir a página (aliás, essa também é uma funcionalidade muito eficaz do Facebook para negócios) ou divulgá-la de outras formas, é bom já ter uma quantidade razoável de conteúdo.

Não precisa ser muito, apenas o suficiente para durar algumas rolagens que o cliente fará com o mouse ou o toque no celular. Assim, sua empresa passará mais credibilidade. 

6. Mantenha uma frequência de postagens

Não fique muito tempo sem adicionar novas publicações na página. Estabeleça uma frequência, que não precisa ser muito grande, desde que constante.

Caso contrário, ao olhar a página pela primeira vez e ver que a última postagem foi há muito tempo, o usuário poderá achar que a empresa está abandonada.

7. Seja cuidadoso com a comunicação

Já falamos sobre a importância de conectar-se com os seguidores e clientes no Facebook, mas saiba balancear essa proximidade com uma atitude profissional. As marcas vistas como “frias” demais perdem a confiança do cliente, mas aquelas que exageram na simpatia também podem parecer forçadas.

Estabeleça um tom padrão de comunicação e siga-o. A coerência é importante. E tenha muito cuidado com o posicionamento em relação às críticas e reclamações. 

8. Peça ajuda se preciso

O uso do Facebook para negócios é bastante simples e intuitivo, mas isso não quer dizer que pode ser feito sem planejamento e cuidado. Portanto, se necessário, solicite o suporte de um profissional ou uma agência de marketing digital. 

Existem pessoas especializadas nesse serviço, que saberão gerir a sua marca para atingir bons resultados com o Facebook para negócios. Mas, mesmo ao contar com a ajuda de profissionais, existem algumas noções básicas sobre marketing que são essenciais para quem deseja empreender. Quer saber quais? Confira o post “5 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder“!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This