Gestão

O guia definitivo para fidelizar clientes em seu negócio

Guia definitivo para fidelizar clientes
Escrito por RockContent

Fidelizar clientes é uma necessidade para o desenvolvimento de qualquer negócio, independentemente do tamanho. Isso porque além deles voltarem a consumir algum produto seu, também serão precisos na hora de fazer recomendações e avaliações positivas. Ou seja, os clientes fiéis também geram novos consumidores por conta da sua confiança na empresa e no produto que consumiu de lá.

Por isso, investir em técnicas de fidelização é essencial para toda e qualquer empresa. Confira abaixo 5 dicas de como fazer os seus clientes se apaixonarem pelo seu sistema de vendas, de atendimento, de conteúdo, de publicidade e de qualidade.

1. Tenha um marketing bem-feito

Mesmo que sua empresa seja pequena, que você não tenha funcionários e nem muitos recursos, investir no marketing da empresa é essencial.

E você pode fazer isso com qualidade e sem gastar muito dinheiro. Se tiver uma empresa de roupas ou de produtos alimentícios, por exemplo, usar o Instagram com boas fotos, promoções e lançamentos é uma excelente ideia para divulgação.

Se tiver a possibilidade, contrate um social media para cuidar também do Facebook da empresa. A maior rede social do mundo, além de ter muitos usuários, é completa. Nela fica mais fácil a comunicação e interação com possíveis clientes.

2. Ofereça um conteúdo relevante para o seu cliente

Conteúdo é a marca da nova publicidade em tempos digitais. Isso que você está lendo agora é um exemplo claro disso. As pessoas buscam cada vez mais na internet temas e assuntos que têm a ver com o universo que elas vivem.

E isso pode ser feito de diversas maneiras. Não precisa de um site ou blog para oferecer isso aos seus clientes. Você pode publicar vídeos tutoriais no Instagram ou Facebook, por exemplo. Pode linkar textos de sites especializados no tipo de produto ou serviço que você vende, além de outras diversas estratégias.

3. Tenha produtos de qualidade

Depois de o cliente saber da existência da sua empresa e conhecer o conteúdo relevante feito e indicado por você, é hora deles analisarem os produtos que podem comprar. E, para isso, é preciso que você invista em qualidade.

Preço é algo que não precisa ser barato, tem que ser justo de acordo com a qualidade do produto. E ninguém quer comprar um objeto que quebre em dois dias. Ou uma roupa que desbote em poucas semanas.

Por isso, invista em produtos de qualidade e com preço justo. Vai render boas recomendações, indicações, avaliações positivas e clientes fidelizados.

4. Disponibilize várias formas de pagamento

O cliente, enfim, escolheu o produto. É hora de ele definir como vai pagar por aquilo, e você precisa dar diversas possibilidades para ele. Cartão de débito, crédito, pagamento à vista no dinheiro, transferência bancária e outros disponíveis no mercado.

Quanto mais possibilidades você apresentar ao cliente, mais satisfeito ele vai ficar. E daí para a fidelização é um passo bem rápido.

5. Atenda com excelência para fidelizar clientes

Essa é a dica mais importante entre todas as outras ditas por aqui. O atendimento de excelência é que vai fazer o cliente, de fato, fidelizar com a empresa.

E isso é muito simples de perceber no dia a dia do seu próprio negócio. O cliente pode não gostar do preço, da qualidade, você pode oferecer até uma ou duas formas de pagamento, mas se atendê-lo de uma maneira especial, única e com muito respeito e educação, ele vai comprar o produto.

Mas, para conseguir isso, é preciso investir em uma série de ferramentas. Só assim o atendimento vai se transformar em clientes fidelizados. Confira abaixo algumas dessas características essenciais para que você consiga atender com excelência.

Canais de comunicação

Para atender seus clientes você precisa ter canais para isso. A dica para um microempreendedor é ter apenas o que for necessário para o seu negócio.

O telefone fixo é essencial, ele dá credibilidade ao negócio. É uma ferramenta antiga, mas que prova que sua empresa existe.

As redes sociais são outras aliadas ao seu serviço de atendimento. Instagram, Facebook e também Whatsapp.

O Whatsapp é essencial para o pequeno empreendedor. Você tem poucos clientes e pode pegar o contato de todos e por no seu celular. A partir daí, você envia novidades, lançamentos, promoções, tudo diretamente para aquele cliente específico.

Nada de pegar uma mesma mensagem e copiar para todos de forma automática. Estude sobre os seus clientes e veja se aquela roupa é ideal para ele. Ou se aquele novo prato é a cara daquele outro.

Experiência única

O cliente precisa ter uma experiência única ao ser atendido por você na sua empresa. Ele tem que se sentir bem, satisfeito, e isso só ocorre de uma forma: quando você tem foco nele.

Assim que o cliente chegar à sua loja, deixe tudo o que estiver fazendo e o atenda com a maior educação e respeito do mundo. Mostre-se preocupado e atento a tudo o que ele disser. Tenha interesse nas questões, dúvidas e necessidades dessa pessoa.

Quanto mais confiante ela estiver no seu trabalho, mais fácil vai ser dela adquirir um produto e se tornar uma cliente fiel. Depois da primeira compra, pegue o Whatsapp dessa pessoa e já agradeça por lá pela preferência em consumir algo vendido por você.

Base de dados

Você não precisa ser um especialista em informática para criar uma boa base de dados. Basta um curso intermediário de Excel para isso. Mas, é uma necessidade básica do bom atendimento.

Coloque nessa base de dados todas as informações sobre o seu cliente. Desde informações mais pessoais até as bem específicas como o que ele comprou, quais são as necessidades dele, os desejos e outras questões que você vai inserir na sua base com o passar do tempo.

Isso vai te ajudar até na hora de mandar algo para o Whatsapp desse cliente. É uma forma prática, organizada e eficiente de fidelizar o seu público.

Fidelizar clientes é uma necessidade de qualquer empresa que queira crescer e se manter forte no mercado. E isso é um privilégio de poucas.

Caso tenha gostado deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais. Converse com amigos e discuta sobre as melhores opções para conseguir ter muitos clientes fiéis!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This