Gestão

Os 5 segredos para ter uma startup de sucesso

os-5-segredos-para-ter-uma-startup-de-sucesso.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Paypal, Airbnb, E-bay, LinkedIn. O universo das startups está cheio de histórias de negócios de sucesso. Embora muitas dessas histórias sejam uma inesgotável fonte de inspiração, o caminho para se tornar uma startup de sucesso pode ser tortuoso e contar com uma série de fatores que não podem ser ignorados.

Se você é empreendedor e pretende investir sua energia em criar um negócio inovador é fundamental arregaçar as mangas e agir de forma estratégia.

Para ajudá-lo nessa empreitada, confira alguns segredos que fizeram de boas ideias, startups sólidas e muito lucrativas!

1. Seja estratégico ao usar seus recursos

Quem atua no ramo das startups, ou pretende se lançar nesse mercado, sabe que a questão financeira é sempre um ponto sensível. Isso porque as startups funcionam dentro de uma dinâmica bastante diferente das empresas tradicionais. Para esses negócios o lucro só chega depois de um longo período de maturação.

E, para quem pensa que apenas conseguir um investidor é o grande desafio, está muito enganado. Mais do que recursos financeiros, o empreendedor precisa ser estratégico para saber como e quando investir.

As startups, assim como qualquer empresa estão sujeitas à uma dinâmica de mercado. Por isso, é preciso saber analisar bem o mercado para saber quando é momento de investir e quando é o momento de economizar.

2. Não guarde segredo

A maioria dos empreendedores têm medo que suas ideias inovadoras sejam roubadas. Por isso, a estratégia adotada antes de se lançar no mercado, é selecionar meia dúzia de clientes e testar seu modelo de negócios. Porém, é justamente por isso que muitas startups falham! Afinal, uma pequena amostra de clientes escolhidos a dedo não reflete uma realidade de mercado.

Para tomar a decisão de lançar uma startup é preciso que o empreendedor esteja muito seguro de seu negócio e tome suas decisões baseadas em fatos reais e não suposições. Pesquise e valide ao máximo sua ideia antes de lança-la. Se ela passar no teste, pode ter certeza que você está muitas casas na frente para chegar ao sucesso.

3. Observe a concorrência

Uma excelente dica para quem pretende criar uma startup de sucesso é observar a concorrência, seja ela direta ou indireta. Muitos empreendedores se enganam achando que porque estão diante de um modelo de negócios inovador, não possui concorrência.

Antes de se lançar no mercado é fundamental entender quem são os players e quais são as estratégias que mais utilizam.

4. Invista na sua marca

Para qualquer empresa uma marca simboliza um grande ativo. Porém, para as startups, esse ativo pode ser ainda mais precioso. Por se tratarem de negócios inovadores, a marca de uma startup é um dos principais símbolos que auxilia a empresa a se destacar no mercado e se diferenciar.

Por isso, além de ter o cuidado de promover corretamente sua marca, é fundamental realizar os procedimentos de registro para que o seu uso seja exclusivo.

5. Terceirize sempre que necessário

Com o objetivo de economizar nos recursos, muitas startups apostam demasiadamente na filosofia do “faça você mesmo”. Porém, com receio de terceirizar atividades as quais não dominam e, principalmente, não estão relacionadas ao core business, muitas empresas acabam se dando mal.

Lembre-se que ser um pato significa que você não vai voar bem e também não vai nadar bem.

Para ter uma startup de sucesso é melhor não arriscar na estratégia do pato. É imprescindível ser muito bom em apenas alguma coisa.

Gostou dessas dicas? Tem dúvidas ou outras dicas para quem quer empreender no mundo das startups? Então compartilhe seus conhecimentos e deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This