Dicas

Passo a passo: aprenda como criar uma marca de roupa de sucesso

como criar uma marca de roupa
Escrito por SM8 Marcas

(Aprenda como criar uma marca de roupa de sucesso) – Iniciar seu próprio negócio exige muita pesquisa, análise de mercado, produção e oferta de um produto atrativo, com diferenciais que possam agregar valor para a marca.

No ramo das confecções isso não é diferente. Criar uma marca de roupa é mais que ter uma boa confecção. É preciso ter planejamento, pensamento estratégico e preocupação com cada detalhe no processo.

Conquistar uma marca de sucesso renderá a você uma excelente posição no mercado de roupas. Para chegar lá, separamos 6 dicas de como criar uma marca de roupa. Acompanhe com a gente!

1. Defina seu público-alvo

Um dos primeiros passos para criar uma marca de roupa é definir o seu público-alvo, assim como o tipo de roupa que vai confeccionar. Alguns empreendedores sonham em criar a própria marca de roupa para vender e encontram dificuldades justamente quando precisam escolher o seu público consumidor.

Esta etapa é muito importante, haja vista que não adianta começar criando camisetas, mudar para confecção de jeans e depois decidir que vai fabricar outro tipo de roupa. Além de você confundir o seu público, que está se formando, você ainda perde em investimento de maquinário e mão de obra especializada. É preciso planejar com cautela para não perder dinheiro e nem credibilidade.

Para definir seu público-alvo, visualize os tipos de pessoas que você gostaria de atender, idade e, se possível, comece focando apenas em um determinado tipo de roupa. É importante você criar uma referência para depois expandir seu portfólio de produtos.

Marcas que fabricam camisetas são bons exemplos. Elas geralmente destinam seus produtos ao público jovem, e mesmo que abram o leque, ainda assim o seu forte continua sendo as camisetas.

2. Faça uma pesquisa de mercado antes de lançar a marca

Agora que você já sabe qual será o seu segmento de atuação e o público específico para o qual vai concentrar seus esforços, a etapa seguinte é avaliar este segmento para validar se a sua marca de roupas poderá preencher uma lacuna existente no mercado.

Alguns empreendedores optam por fazer essa pesquisa antes de definir os tipos de roupas e segmento que vão atuar, já que por meio dela é possível encontrar nichos de mercados carentes e que vão efetivar melhores resultados, por já serem uma necessidade no mercado de roupas em geral.

Visto isso, pesquise para ter conhecimento do que seus concorrentes estão fazendo, como sua marca pode se diferenciar, o que os clientes esperam da marca e precisam, o que você pode gerar de valor e, assim, ter um conhecimento maior sobre o seu segmento de roupas!

3. Registre sua marca

Antes de lançar a marca de roupa é importante fazer o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O instituto tem vínculo no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A marca registrada garante ao seu dono o direito de exclusividade de uso no ramo de atividade comercial em todo o Brasil.

Antes de entrar com o pedido de registro, é muito importante realizar uma busca para saber se a marca está disponível. Caso o nome que você pleiteie não possua registros anteriores, é hora de realizar o cadastro no INPI.

O primeiro passo é definir em qual dos tipos de marcas disponibilizados a sua vai se encaixar. Você vai precisar pagar ainda uma taxa de serviço que tem seu valor variável. Depois de quitada essa taxa, você pode dar entrada no pedido de registro da marca de roupa e preencher um formulário online no e-Marcas (que é o local de solicitação de registros).

Após essa etapa, resta acompanhar o pedido e aguardar que seja concluído, sendo que após a liberação você ainda vai precisar pagar alguns outros valores. Depois de todos os trâmites concluídos, sua marca valerá por 10 anos, podendo ser renovada após esse período. 

4. Tenha um estilo diferenciado

Agora que você já conhece seu público-alvo e o foco do seu negócio, chegou a hora de pensar no design e estilo para se destacar mercado.

Para criar uma marca de roupa de sucesso você vai ter de descobrir e conhecer um pouco do seu público-alvo para visualizar e criar algo que eles realmente desejem comprar. Quando esta questão for muito ampla, divida em menores grupos, por idade.

Veja: estilo de 20 a 25 anos, de 26 a 30, de 35 a 40, e assim por diante. Em todas estas fases seu público-alvo vai precisar de um tipo de peça e você vai precisar criar coisas atrativas.

Também é necessário conhecer os tipos de estampas existentes para que, caso precise desses recursos para criar estilo nas suas roupas, você tenha imagens que combinam e ofereçam um bom resultado final.

5. Crie produtos de valor

O mais importante é criar não só a marca, mas também produtos que supram os anseios de quem compra, tornando-os itens com diferenciais de mercado, afinal, as pessoas gostam de novidades e querem ser surpreendidas! Para isso, é preciso saber se diferenciar da concorrência. Esse é o segredo de uma marca de roupa de sucesso!

6. Divulgação e canais de venda

Você pode montar a sua loja para vender online, para ter um custo inicial menor, ou ter um local físico para receber os clientes e fazer um bom ponto de comércio. Tudo tem de ser muito bem planejado e é preciso levar em consideração os investimentos de acordo com o público-alvo que você definiu.

De qualquer maneira, você vai precisar divulgar a sua marca por meio de estratégias de marketing, seja banner, folder ou site. Inclua esses investimentos no seu planejamento financeiro para criar sua marca de roupa.

Nos investimentos em marketing entram a criação do nome e logotipo da sua marca de roupas e as questões legais para efetuar o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Neste momento tão importante do seu negócio — criar a sua própria marca de roupas — você precisa contar com os melhores profissionais para te assessorar nas questões legais de registro. Por isso, confira também por que uma assessoria de registro de marca é importante.

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This