Gestão

Por que a identidade visual é a personalidade do seu negócio?

por-que-a-identidade-visual-e-a-personalidade-do-seu-negocio.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Você dá a atenção necessária para a identidade visual do seu negócio? Se a sua resposta for não, é preciso que reveja alguns conceitos. Afinal, ela é a personalidade do seu negócio e impacta diretamente na maneira como as pessoas veem a sua marca.

Se você tem dúvidas sobre o tema, recomendamos que siga a leitura deste artigo até o final. Nós esclareceremos algumas questões acerca do tema como o que é uma identidade visual e a sua diferença em relação ao logotipo, quais são as características e como ela pode influenciar os consumidores. Vamos lá?

O que é uma identidade visual? É a mesma coisa que logotipo?

Você precisa ter em mente que identidade visual e logotipo não são sinônimos, mas sim conceitos complementares. Isso porque o logotipo é apenas um dos componentes da identidade, que tem um ideia muito mais ampla.

Portanto, ela pode ser definida por um conjunto de elementos que representam uma empresa, seus produtos ou seus serviços, por meio de peças gráficas.

Muito mais do que apenas um logotipo, a identidade visual contempla as cores que mais se adequam a marca, grafismos e elementos que podem ser usados nos materiais, a tipografia recomendada para textos longos e curtos etc.

A ideia é que a sua empresa tenha um padrão gráfico adotado em todos os materiais visuais que a representarem, tanto nos meios tradicionais como nos digitais, como cartões de visita, folha timbrada, envelopes, uniformes, sites, páginas em redes sociais etc.

Quais são as características de uma identidade visual?

Não existe uma receita de bolo para uma identidade visual. Não se trata de algo palpável e que pode ter características padrão a serem aplicadas para qualquer empresa ou produto.

No entanto, para o desenvolvimento dela, deve ser feito um estudo detalhado da cultura organizacional da empresa, bem como os seus conceitos e valores. Além disso, o público-alvo para qual a marca se destina também necessita ser estudado.

Com a junção das ideias que a empresa representa com as necessidades e anseios do público-alvo, os designers conseguem representar graficamente a sua marca, gerando bons resultados nas ações de marketing da organização.

Como a identidade visual pode influenciar os consumidores?

A identidade visual pode influenciar os consumidores de diversas maneiras. A principal delas acontece quando um possível cliente vê na marca uma organização séria e comprometida, principalmente por prezar tanto por passar um bom conceito visual.

Além disso, algumas técnicas persuasivas como a da psicologia das cores podem ser utilizadas no desenvolvimento das marcas. Trata-se de uma metodologia baseada em estudos psíquicos que comentam que o cérebro dos seres humanos têm diferentes reações quando exposto a determinadas cores.

O vermelho e o amarelo juntos, por exemplo, têm o poder de despertar a fome e é por isso que muitas marcas de alimentos e redes de fast-food utilizam essas cores como principais em suas identidades visuais.

Todo esse levantamento de cores e elementos que podem mais bem representar o seu negócio pode ser feito por uma agência ou profissional especialistas na criação de identidade visual.

Gostou de saber mais sobre o conceito de identidade visual? Então curta a nossa página no Facebook! Lá você encontrará mais informações relevantes como essa.

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This