Gestão

Relaxa! Descubra 5 dicas para administrar o tempo com mais calma

Relaxa! Descubra 5 dicas para administrar o tempo com mais calma
Escrito por SM8 Marcas

Existem pessoas que parecem conseguir fazer todas as atividades que desejam durante o seu dia. Ao mesmo tempo, outras estão sempre correndo e pulando de tarefa em tarefa, sem nunca conseguir terminar nada. Para estes, é como se o dia nunca tivesse horas o suficiente.

E é bem possível que a única diferença entre os dois é que os primeiros sabem administrar o tempo de que dispõem de forma mais proveitosa. Afinal, desde que saibamos como aproveitá-lo com mais eficiência, o tempo pode, sim, ser nosso aliado.

E aí, quer ver como? Acompanhe nosso artigo de hoje e entenda um pouco mais sobre essa técnica e por que ela é tão importante!

Entendendo a administração do tempo

Grosso modo, a administração de tempo consiste em um processo de organizar e planejar suas atividades, além de quanto tempo deverá ser utilizado para cumprir cada uma delas. Sendo assim, trata-se de uma técnica que ajuda a trabalhar de forma mais inteligente e eficaz.

Por meio dessa ferramenta, você pode desenvolver estratégias para gerenciar o seu tempo e equilibrar todas as suas demandas de tarefas: estudar, fazer exercícios físicos, atividades específicas no trabalho, entre outras.

Por que é importante

Bom, uma coisa de que todos sabemos é que o tempo é limitado. Então, o melhor a se fazer é reconhecer a importância de gerenciar esse recurso da melhor forma possível, pois, assim, podemos conquistar mais e com menos esforço.

Além disso, uma vez que é capaz de organizar o seu tempo, você pode começar a ajustar a sua rotina e melhorar o seu relacionamento com sua própria vida.

Dessa forma, com mais tempo para se dedicar a atividades de que gosta, e que não têm relação com o trabalho, você também reduzirá os níveis de estresse decorrentes do acúmulo contínuo de tarefas.

Além disso, podem ser destacados outros benefícios provenientes dessa técnica:

  • redução dos níveis de estresse;
  • aumento da produtividade;
  • finalização das tarefas em menos tempo;
  • mais tempo disponível para relaxar e se dedicar a projetos pessoais.

Por outro lado, caso você não desenvolva essas habilidades, o resultado pode ser o oposto: perda dos prazos das tarefas, aumento dos níveis de estresse e viver atolado em tarefas que parecem intermináveis.

6 dicas para administrar o tempo melhor

Como vimos, o conceito de administração do tempo é muito simples e fácil de entender. Colocá-lo em prática em nosso cotidiano, por outro lado, pode ser um pouco trabalhoso. Então, vejamos agora algumas dicas que podem ajudá-lo!

1. Liste suas atividades

Para construir o hábito de administrar o tempo, é importante listar todas as atividades que você deve realizar no seu dia. Afinal, ao depositar toda sua confiança apenas em sua memória, as chances de acabar se esquecendo de alguma coisa são grandes.

E lembre-se de que o planejamento é uma parte indispensável do processo de gestão do tempo. Uma atitude que o ajuda a visualizar as tarefas pendentes e a identificar quais são mais ou menos importantes.

Além disso, à medida que elas vão sendo concluídas, você pode marcá-las como finalizadas, o que gera uma sensação de recompensa, deixando-o ainda mais motivado a continuar. Quanto a isso, o mapeamento das suas atividades traz uma série de benefícios:

  • ajuda a priorizar aquilo que realmente importa;
  • evita que você se esqueça de alguma tarefa importante;
  • facilita a criação de um sistema de prioridades;
  • você assume o controle daquilo que precisa fazer.

2. Crie um sistema de prioridades

De nada adianta ser capaz de realizar muitas tarefas se você não está focando naquilo que realmente é importante e urgente. Você precisa reconhecer que existe uma distinção entre as atividades e, por isso, elas devem ser categorizadas em um sistema prioridades.

E o não cumprimento da sua lista pode acarretar consequências prejudiciais a você e a todos os envolvidos em sua rotina, então, nada de procrastinar. Então, priorize algumas tarefas em detrimento de outras.

Aqui, uma dica é organizá-las em categorias como: urgente/não urgente e importante/não importante. Isso porque um sistema de prioridades o coloca em sintonia com suas tarefas, e o afasta da tendência natural que o ser humano tem de focar naquilo que é mais fácil de ser realizado.

Em outras palavras, você será capaz de entender quais atividades devem ser feitas primeiro, reduzindo as chances de atrasar os prazos e de ficar desorientado em meio a tanta coisa.

3. Tenha disciplina e não procrastine

Em qualquer ambiente — seja profissional ou pessoal — há uma série de coisas que nos distraem e parecem mais importantes do que aquilo que realmente precisamos fazer. Isso ocorre porque há coisas que são trabalhosas e exigem mais esforço de nós mesmos.

Nessas horas, a procrastinação costuma nos dominar e acabamos criando uma série de desculpas para fugir do que devemos realizar.

Contudo, além de impactar negativamente sua produtividade, essa postura eleva os seus níveis de estresse e o deixa atolado de tarefas atrasadas. Então, use o tempo a seu favor e termine tudo aquilo que precisa de ser feito!

Quando o seu dia terminar, você ficará surpreso em notar que ainda tem um tempo disponível para relaxar e focar em tarefas pessoais.

4. Conheça suas distrações e as evite

Cada pessoa tem algo que é capaz de tirá-la do seu foco por alguns instantes, até que, no fim, acaba tomando muito tempo e prejudicando o andamento do dia. Por isso, é importante saber identificar quais são as suas distrações e elaborar um método para evitá-las ao máximo.

5. Melhore sua organização

Uma ótima forma de gerir bem o tempo é sendo mais organizado. Isso inclui a organização de sua mesa de trabalho, de e-mails, de listas de atividades etc.

Ao estimular esse hábito, você se certifica de que tudo está sob controle e ainda reduz as chances de esquecer alguma tarefa para trás.

Por fim, é importante manter a calma e não se deixar ser dominado por suas tarefas, já que isso pode ser bem estressante. Então, assuma o controle e desenvolva sua capacidade de administrar o tempo de forma eficaz. Afinal, lembre-se: isso é muito importante para você!

E aí, o que achou do post de hoje? Sobrou alguma dúvida? Compartilhe sua opinião nos comentários e diga o que você tem feito para gerenciar o seu tempo com mais calma!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This