Marca

Saiba como criar um diferencial competitivo para a sua empresa

saiba-como-criar-um-diferencial-competitivo-para-a-sua-empresa.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

É a vantagem e os benefícios exclusivos que a empresa oferece aos seus clientes — algo que o mercado concorrente ainda não conseguiu oferecer — o que imputa mais valor à sua marca, o chamado diferencial competitivo.

Diferencial competitivo é o que torna a empresa única e distinta dos principais concorrentes de mercado. Uma marca apenas possui valor quando o mercado consumidor consegue sentir essas vantagens.

Portanto, além de possuir esses diferenciais, a empresa também necessita divulgar seu diferencial de forma adequada. Diferenciais que seu público desconhece não aumentam as vendas.

Quer saber como criar isso para a sua empresa? Acompanhe estas novas dicas que separamos para você!

1. Conheça bem a sua empresa

Você precisa conhecer profundamente o problema que quer resolver. 

Quem ele atinge? Qual o tamanho desse mercado? O que já é oferecido por outras organizações? E o mais importante: como fazer mais e melhor, encantando o cliente?

2. Saia na frente!

Uma empresa só não tem concorrentes diretos quando é a primeira a resolver as questões dos clientes. Geralmente isso acontece devido ao fato de que se trata de uma questão recente.

Nesse sentido, é verdade a máxima que diz: “Onde tem mel, tem abelhas.” Para alguns tipos de empresas, ser o primeiro a identificar o problema pode ser um diferencial.

Isso ocorre quando o sucesso de um segmento de mercado depende da produção em larga escala ou de uma ótima rede de clientes. Os negócios que saírem na frente nesse mercado terão a chance de produzir com grande volume, oferecendo preços competitivos e conquistando uma excelente base de clientes.

3. Crie barreiras de saída

Empresas que têm barreiras de saída são aquelas que conseguem que o cliente crie tamanha dependência pelo produto ou serviço que, ao fazer a troca por outra empresa, se torna muito complexo e oneroso.

Gere valor para a sua marca caprichando nos serviços! Fique atento ao atendimento pós-venda, encarre as reclamações como oportunidade de melhoria e ofereça sempre uma experiência positiva para o seu cliente!

Solicite retorno dos clientes de serviços prestados (lembre-se de que todo mundo vende serviço, mesmo quem oferta com produto), peça ao cliente para avaliar sua experiência de compras e mostre que ele é importante para a sua empresa.

Receber feedback é sempre um bom método para saber se o seu negócio está no caminho certo e se está oferecendo inovação.

4. Tenha as melhores pessoas ao seu lado!

Um negócio é tão bom quanto a equipe que faz parte dele. Invista nas pessoas, ofereça treinamento constante, cuide do clima organizacional.

Uma empresa com diferencial competitivo é feita por pessoas motivadas e que acreditam que sempre é possível ir além das expectativas.

O seu time de colaboradores demonstra a cara do seu negócio para os clientes. A empresa pode ter uma série de diferenciais, como a capacidade de produção, a força da marca, os preços e outros, contudo o diferencial mais exclusivo que uma marca pode oferecer é o atendimento prestado ao consumidor.

Se você trabalha um bom modelo de gestão do seu negócio e promove uma cultura de resultados, fica mais fácil transformar seus colaboradores em um time vencedor.

5. Venda algo intangível

Um dos diferenciais mais árduos de ser construído, um dos mais difíceis de ser superado, é o valor intangível associado a um produto ou serviço. O valor não está no produto ou serviço em si, mas na experiência que ele pode oferecer ao seu cliente.

Veja o exemplo: a rede de salão Beleza Natural consegue vender autoestima. Muitas pessoas poderiam pensar que o diferencial da empresa é a fórmula de tratamento para cabelos cacheados, que é patenteada.

Entretanto, o verdadeiro diferencial da rede é a experiência. As pessoas são recepcionadas em um tapete vermelho e inseridas numa atmosfera de encantamento, atendidas por profissionais calorosas que possuem “cacho na alma”.

Ao procurar um produto ou serviço, o cliente já espera encontrar excelente atendimento, qualidade e bom preço. Para destacar o seu negócio, é necessário oferecer algo mais. É preciso sempre pensar em como encantar o cliente de maneira positiva e fazê-lo se sentir especial.

6. Invista sempre!

A corrida por inovação é constante e tão importante quanto começar um negócio com diferencial claro estabelecido é frequentemente reforçar seus diferenciais e buscar criar novos.

Com tempo e dinheiro, quase tudo é copiável. Assim, não se pode parar de fortalecer, inovar, investir e se perguntar sempre o que é possível fazer melhor constantemente.

7. Pesquise a concorrência

Estudar a concorrência é um passo importante para gerenciar sua empresa e estabelecer estratégias para perceber as necessidades dos seus consumidores.

Faça uma lista de todos os seus concorrentes e avalie seus pontos positivos e de melhoria. Veja o que eles oferecem de ótimo e os pontos em que estão deixando a desejar. Procure saber também a opinião dos clientes sobre essas empresas.

8. Tenha um setor de marketing na empresa

Para não deixar a concorrência suprimir o seu diferencial, é preciso que o seu negócio esteja em constante mudança. É preciso pensar em novas formas de se diferenciar e estabelecer valores competitivos para a empresa, sempre com foco em demonstrar para o cliente a importância dele para a empresa.

Também é preciso ter uma comunicação constante com todos os públicos de relacionamento. Esses processos se tornam muito menos complexos quando o setor de marketing da empresa é atuante e está bem estruturado. Com uma força-tarefa poderosa vinda desse setor, é possível explorar as áreas de positivações para sua loja, por exemplo.

9. O cliente é o rei!

Sim, o cliente é o rei! Ele pode levantar ou derrubar a sua marca — o que ficou mais fácil depois do advento das redes sociais. Por isso, além de investir em atendimento diferenciado, ofereça pequenos mimos, tenha um espaço especial na sua empresa para recepcionar o seu público consumidor.

Os clientes são a melhor pesquisa de mercado que um empreendedor pode ter!

O que você achou deste post sobre como criar um diferencial competitivo para a sua empresa? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o tema!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This