Marca

Saiba como registrar a marca de uma loja virtual

saiba-como-registrar-a-marca-de-uma-loja-virtual.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

Saber como registrar a marca de uma loja virtual é uma necessidade. Evita uma série de problemas futuros e garante a sua propriedade intelectual.

Muitos não sabem como fazê-lo ou sequer imaginam que a sua loja virtual é a sua marca e que é preciso fazer o registro. Por isso, vamos mostrar aqui a importância de registrar como marca o nome de uma loja virtual e como isso é feito. Confira!

O que é marca?

Ao registrar o nome de uma loja virtual, o que você está fazendo é registrar a sua marca. Para todos os efeitos, registrar uma marca de um negócio virtual é igual a registrar uma marca de um negócio físico. Mas o que é, afinal, marca?

A marca é o sinal distintivo da sua empresa, composta por nome, identidade visual e logotipo. Basicamente, a sua marca é a maneira como o seu negócio se apresenta aos consumidores e se faz conhecida.

O registro da marca é muito importante para evitar problemas futuros com uso inadequado por terceiros ou mesmo um roubo de identidade empresarial.

Como fazer registro de marca?

O registro das marcas é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e regulado pela Lei n.º 9.279, de 14 de maio de 1996, além de outras resoluções do órgão.​

Hoje em dia, todo o procedimento de registro já pode ser realizado on-line, o que facilita muito o trabalho.

O primeiro passo é pesquisar, na base de dados do instituto, se já existe registro da marca. A existência de registro igual ou semelhante em nome de terceiro acaba por impedir um novo registro, então é melhor fazê-lo o mais rápido possível.

Então, é preciso pagar as taxas iniciais, enviar o formulário com os documentos e arquivos necessários, e acompanhar o processo de registro.

Ao final, para efetivar o registro, é preciso pagar mais uma taxa para expedição do certificado de registro correspondente e pronto: a marca será de sua exclusividade… por dez anos! Pois é, precisa-se renovar o registro da marca a cada década, então é melhor ficar de olho nisso também.

Quais são os documentos necessários para o registro de marca? 

Para registrar uma marca, é preciso enviar os documentos de identificação de quem está fazendo o pedido (contrato social e CNPJ de empresas e documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço de pessoa física), arquivos da identidade visual da marca e o formulário eletrônico devidamente preenchido.

Por que registrar o nome da loja virtual? 

Sua loja virtual é um negócio. Todo negócio precisa ter sua marca registrada ou você poderá enfrentar muita dor de cabeça no futuro. Se tem um domínio próprio e está ganhando dinheiro, faça o registro de sua marca com urgência!

Por que a assessoria de registro de marca é importante?

Entender como registrar uma marca de uma loja virtual não é uma tarefa simples. Todas as etapas precisam ser feitas com exatidão, sendo necessário um acompanhamento constante para não perder prazos.

Uma assessoria de registro de marca facilitará muito a sua vida para registrar a marca de sua loja virtual, garantindo trabalho de qualidade e tratamento da questão por profissionais.

Lembre-se: o registro como marca do nome de uma loja virtual é uma necessidade para qualquer empresário e empreendedor. Não deixe que isso se torne uma grande dor de cabeça e faça logo o registro!

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo! 

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This