Marca

Sou barbeiro, preciso registrar minha marca?

Sou barbeiro, preciso registrar minha marca?
Escrito por SM8 Marcas

Talvez por falta de conhecimento ou orientação adequada, muitos empresários ainda não sabem a importância de registrar marca de seu negócio. Independentemente do tamanho ou do tipo do seu negócio, este é um procedimento essencial e que precisa ser administrado com a devida atenção. Afinal, a marca é a identidade e o maior patrimônio do seu negócio.

Se você está pensando em montar sua própria barbearia, mas está na dúvida se deve ou não realizar seu registro, chegou o momento de esclarecer algumas questões. Neste artigo, vamos te ajudar a compreender a importância e auxiliá-lo a executar este processo da melhor maneira possível.

Não perca esta oportunidade e continue a leitura!

Qual a importância de registrar marca?

Saiba que o registro de uma marca não é uma postura administrativa reservada apenas aos macroempresários e suas grandes empresas. Ele também se estende aos médios e microempreendedores que possuem uma visão ampla e consciente do potencial do seu negócio. Todos dispõem desta prerrogativa.

Esta é uma escolha inteligente que, além de garantir o uso exclusivo, protege e reforça a imagem do seu empreendimento perante seus colaboradores, fornecedores e clientes. Mais uma forma de aumentar sua credibilidade e preservar a identidade do seu serviço sem grandes riscos.

Como devo fazer este registro?

No Brasil, o órgão responsável pelo registro e pela fiscalização das marcas é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). É nesta instituição que o empreendedor efetuará o seu pedido.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio empresário, mas como este não é um processo tão simples, recomenda-se um auxílio competente e especializado, pois esse apoio dará o suporte necessário em todas as etapas.  

O suporte será uma intermediação inteligente, haja vista que o método envolve condutas burocráticas que são direcionadas por normas específicas e leis nacionais e internacionais. Por esta razão, os maiores escritórios deste segmento sempre indicam que advogados ou instituições habilitadas sejam consultados para o melhor desenvolvimento do projeto.

Caso não possua conhecimento técnico e jurídico suficiente, opte por quem possa trazer maior segurança e agilidade. Porque embora possa parecer fácil, cada fase exige a habilidade adequada para que tudo ocorra sem imprevistos indesejados.

De qualquer forma, para deixá-lo ciente do passo a passo, podemos te adiantar as etapas do registro

Pesquisa

Nesta fase, será realizada uma busca no próprio banco de dados do INPI. A intenção é identificar a existência de outras marcas similares ou iguais a que deseja registrar. Embora não seja obrigatória, evita que o pedido seja efetuado às cegas.

Cadastro

Depois da pesquisa, será efetuado um cadastro no sistema virtual do e-INPI. Esse procedimento vai gerar uma GRU que precisará ser paga até o vencimento determinado.

Solicitação do pedido de registro

Quando a GRU for paga, você deverá reunir toda a sua documentação e solicitar seu pedido de registro. Ele poderá ser feito via internet ou diretamente no Instituto. 

Análise e deferimento

O prazo para contestação do pedido é de 60 dias. Esse período é suficiente para que haja observações ou impedimentos feitos por terceiros. Se nada for feito, em até 36 meses o INPI costuma concluir sua análise. 

A revista institucional do INPI publicará a resposta.

Uma assessoria pode ser a solução?

Já foi dito que do pedido até o seu resultado final há alguns passos a serem checados. O registro de marca abrange não apenas um domínio de identidade, mas antes uma pesquisa rigorosa para que tudo seja executado sem a possibilidade de futuros problemas.

A realização de um acompanhamento eficaz e o cumprimento correto das exigências certamente garantirão os melhores índices de satisfação e uma solução positiva para o seu negócio.

É isto que torna a aquisição de um serviço de assessoria algo essencial. Estas empresas são qualificadas para esse tipo de trabalho e podem facilitar muito sua missão. Elas atuarão com o objetivo de dar suporte sempre que houver qualquer intercorrência ou a necessidade de petições administrativas.

As assessorias especializadas em marcas e patentes possuem uma visão ampla de todo o processo, além de serem detentoras do know-how e das ferramentas mais úteis ao bom andamento de todas as fases do cadastro.

Quais são os descontos para os microempreendedores?

Como já vimos, o registro não é acessível apenas para os grandes empreendedores. Visando à acessibilidade para os pequenos empresários, foram criadas algumas concessões e facilidades.

Saiba que o INPI oferece 60% de desconto para as pequenas empresas, microempreendedores individuais e também as cooperativas. Este é um incentivo para que estas categorias visualizem e compreendam a relevância do assunto.

Os valores mais baixos não alteram as normas gerais. O registro continua com uma previsão de concessão de cerca de 36 meses, assim como sua validade por um período de 10 anos. Caso haja interesse, ainda pode haver prorrogação do prazo de vigência.

Registre a marca de sua barbearia e desfrute das vantagens

Não é o tipo e muito menos o tamanho da sua empresa que determinará a possibilidade do registro de sua marca. Na verdade, ficou claro que isso dependerá de uma visão empreendedora, do quanto acredita no seu próprio crescimento e o valor que dispensa à todas essas possibilidades. 

Se você é barbeiro e dono do seu próprio negócio, considere-se um microempreendedor individual. Alguém que pode usufruir de grandes vantagens e incentivos, e lembre-se que não estamos falando apenas dos descontos.

Tome a decisão correta e faça proveito da sua exclusividade, agregando capital social e valor à sua imagem, e detenha e preserve seus direitos sem riscos. Não permita que terceiros tenham a oportunidade de disputar sua ideia original ou ameacem o licenciamento do seu estabelecimento.

Seja livre para divulgar e ganhar notoriedade no mercado, descartando qualquer tipo de impedimento legal. 

E então, gostou das dicas? Entendeu o porquê da importância de registrar marca? Esperamos que este post tenha lhe ajudado a compreender mais sobre o tema e entender que nem sempre será possível assumir todas as tarefas do cotidiano empresarial.

Nós sabemos que são muitas as suas responsabilidades e que é importante compartilhá-las com quem está apto e habilitado a apoiá-lo. 

Caso queira saber mais sobre o assunto e conhecer sobre a assessoria de marcas  clique aqui e leia nosso artigo!

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This