Gestão

Tire a ideia do papel: inicie seu planejamento estratégico para 2018

tire-a-ideia-do-papel-inicie-seu-planejamento-estrategico-para-2018.jpeg
Escrito por SM8 Marcas

As perspectivas para empreendedores em 2018 são animadoras. Com a entrada em vigor das leis de terceirização, da reforma trabalhista e a recuperação econômica do país, há uma abertura maior para pequenos negócios que fornecem para grandes empresas. Para prosperar nesse cenário, é preciso se profissionalizar! Daí a necessidade de um bom planejamento estratégico. 

Quer entender como se planejar para acelerar seu crescimento? Veja nossas dicas!

Qual é a importância de um planejamento estratégico para empreendimentos?

O planejamento estratégico engloba ações para traçar objetivos e metas e viabilizar mudanças no presente. Portanto, ele deve considerar a missão e os valores de seu negócio ao pautar as estratégias que serão aplicadas. 

Se você está empreendendo, é preciso saber separar o planejamento pessoal do planejamento da empresa. Saiba o que você quer para entender em quais pontos o panorama de sua empresa cruza com o que você deseja. Por isso, faça também um planejamento pessoal que considere uma visão a longo prazo, bem como suas forças e fraquezas. 

Como fazer um bom planejamento estratégico para 2018?

O planejamento estratégico é composto por passos simples e que podem ser executados por empresas de variados portes. Um olhar voltado para o futuro e repleto de propósito é fundamental para que você e sua equipe caminhem rumo a melhores resultados. Veja como:

Considere o ciclo de sua empresa

Não existe um período específico do ano para fazer um planejamento: isso depende do ciclo de sua empresa. Em geral, as organizações planejam suas ações dentro de um ciclo de 2 a 5 anos. Para empresas que lidam com mais mudanças em um período de tempo menor, o planejamento precisa acompanhar este ritmo.  

Assim, antes de iniciar seus planos, entenda qual é o ciclo de sua empresa. A partir disso, você saberá de quanto em quanto tempo precisará rever seus objetivos e metas. 

Faça uma lista de objetivos

Esteja você empreendendo sozinho ou em uma empresa com mais funcionários, é importante que, junto das pessoas que têm poder de decisão, você reserve um ambiente propício para a introspecção. É essencial que este momento não sofra interrupções, pois todos devem estar conscientes e confortáveis para criar e compartilhar uma lista de desejos e objetivos para o futuro da empresa.

No caso de uma equipe de decisores, conte com um mediador para garantir que todos os pontos de vista sejam ouvidos e justificados. Dessa forma, o grupo estabelece objetivos que façam sentido para o contexto da empresa.

Entenda quais são seus empecilhos

Após definir seus objetivos, procure compreender quais são os obstáculos para que sua empresa atinja esses resultados. Mas não se assuste! Essa etapa ajuda a compreender o que pode ser feito para mudar fatores hostis para seu crescimento. 

Para não cair na armadilha do pessimismo, que nos impede de elaborar soluções, pergunte-se o “porquê” desses cenários não serem os ideais para a sua empresa. Assim, você chega à raiz do problema. 

Com esses dados em mãos, trace um plano de ação para cada empecilho. Cada uma das atividades para combater esses obstáculos deve ser acompanhada de um prazo e de um responsável por elas. 

Estabeleça metas e indicadores

Para garantir que as ações definidas no planejamento estão sendo cumpridas, estabeleça metas e indicadores. É muito importante que as metas e indicadores estejam dentro da realidade da sua organização e dos valores de sua marca.

Determine metas de vendas e ajuste seu funil

Com as metas de crescimento em mãos, analise qual é o mix de vendas de clientes existentes e de vendas de novos clientes que suportam esse crescimento. 

Com base nisso, você pode criar um funil de vendas para entender como a sua empresa converte potenciais clientes em clientes de fato. Assim, é possível compreender quais ações de automação e posicionamento de marca podem ser realizadas para que você ganhe volume de vendas sem perder o relacionamento personalizado. 

Se o ano de 2018 oferece mais perspectivas para empreendedores, é hora de buscar capacitação. O planejamento estratégico é um recurso poderoso para quem deseja ter mais eficiência e produtividade, e auxilia empresas dos mais diversos portes.

Se você quer mais dicas para fortalecer o seu negócio no mercado, assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades!
 

Sobre o autor

SM8 Marcas

Deixar comentário.

Share This